Peixes Osteíctes


            Os representantes da classe Osteichthyes são gnatostomados como os condrictes, ou seja, possuem mandíbula; os osteíctes, porém, também são caracterizados pela existência do esqueleto ósseo. Além disso, eles também são conhecidos pelo opérculo, uma placa óssea que protege as brânquias (de quatro a cinco pares), estando presente somente nesses organismos. Os principais exemplos deste grupo são: robalo, tainha, dourado, pintado, pirarucu, etc.


Anatomia externa de um peixe ósseo
https://www.researchgate.net/figure/Figura-6-Anatomia-externa-de-peixe-osseo_fig5_283011190

            O corpo mais hidrodinâmico dos osteíctes é constituído por escamas com cutícula óssea, por linha lateral e por glândulas de muco. Outra importante característica deles é a presença da bexiga natatória, ou melhor, uma estrutura – formada a partir da invaginação do trato gastrointestinal – responsável pela flutuação e equilíbrio dos peixes ósseos nas mais diversas profundidas (função hidrostática). É comum que tenham entre um e dois pares de nadadeiras.
            Os osteíctes são divididos em dois tipos: os que possuem uma ligação entre o trato gastrointestinal e a bexiga natatória são chamados de fisóstomos, enquanto os que não têm essa ligação recebem o nome de fisóclistos. Os fisóstomos enchem a bexiga natatória ao engolir o ar atmosférico, mas os fisóclistos enchem-na por meio da ação de uma glândula de gás.

Anatomia interna de um peixe ósseo
https://animais.culturamix.com/informacoes/aquaticos/peixes-osseos

            O sistema digestório desses peixes é completo, e a boca está localizada na porção anterior do corpo. Sem cloaca, os osteíctes excretam amônia e são dioicos. A fecundação costuma ser externa e o desenvolvimento indireto (com fase larval, que é sucedida por uma fase denominada alevino).
            Vale destacar, por fim, que os osteíctes podem ser divididos em duas classes: Sarcopterygii e Actinopterygii. A primeira, menos numerosa atualmente, abrange os peixes pulmonados, que possuem nadadeiras carnosas e suporte ósseo. Já a classe Actinopterygii - do salmão, do bagre e do atum – é caracterizada pelas nadadeiras raiadas.

Piramboia, um peixe pulmonado encontrado na região da Amazônia
http://pescaepescarialegal.com.br/qual-a-diferenca-entre-piramboia-e-mussum/

O salmão – Salmo salar – e suas nadadeiras raiadas
http://naturlink.pt/article.aspx?menuid=55&cid=2833&bl=1&viewall=true




Referências:

BRASIL ESCOLA. Osteíctes. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/osteictes.htm> Acesso em: 11 set. 2019.

CULTURA MIX. Peixes ósseos. Disponível em: <https://animais.culturamix.com/informacoes/aquaticos/peixes-osseos> Acesso em: 11 set. 2019.

NATURLINK. Ficha do Salmão. Disponível em: <http://naturlink.pt/article.aspx?menuid=55&cid=2833&bl=1&viewall=true> Acesso em: 11 set. 2019.

RESEARCH GATE. Anatomia de um peixe osteícte. Disponível em: <https://www.researchgate.net/figure/Figura-6-Anatomia-externa-de-peixe-osseo_fig5_283011190> Acesso em: 11 set. 2019.