Mamíferos


            Os mamíferos são animais vertebrados pertencentes à classe Mammalia, um grupo extremamente diverso – ecológica, estrutural e fisiologicamente – que reúne cerca de 5400 espécies. Presentes em praticamente todos os biomas, são animais aquáticos, voadores e terrestres; cerca de 700 espécies de mamíferos podem ser encontradas no Brasil.

Algumas das mais de cinco mil espécies de mamíferos
https://www.exploringnature.org/db/view/Class-Mammals-4th-Grade-and-up


            A principal característica dos mamíferos é a existência das glândulas mamárias (especializadas em produzir o leite que alimenta os filhotes). Além disso, também vale destacar a presença de pelos (revestimento total ou parcial que funciona como isolante térmico), de hemácias anucleadas e de diafragma (músculo que separa o tórax do abdome, fundamental para a respiração pulmonar). A especialização dos dentes (caninos, incisivos e molares – cada um com uma função específica) também é característica exclusiva desse grupo. Essas são, portanto, as apomorfias da classe Mammalia


As funções de cada tipo de dente nos mamíferos
https://slideplayer.com.br/slide/10222460/


            A pele dos mamíferos tem duas camadas: a externa – denominada epiderme – é impermeabilizada por queratina, podendo ter chifres/cascos/unhas/etc.; a mais interna, conhecida como derme, conta com uma camada de gordura para isolamento térmico e proteção contra choques mecânicos. Há na pele, ainda, outras glândulas: as sebáceas (produzem secreção que evita o ressecamento de pele e pelos), as odoríferas (produzem substâncias com cheiro, sendo útil para atração sexual, demarcação de território e defesa) e as sudoríparas (produzem suor para regular a temperatura corporal). 


Esquema da pele dos mamíferos
http://zontanokosmo.blogspot.com/


            A respiração de todos os mamíferos é pulmonar, e os pulmões são alveolares. O sistema digestório é completo – começa na boca e termina no ânus. É importante ressaltar, porém, que nos ornitorrincos e nas equidnas o sistema digestório inicia no bico e acaba na cloaca. Além da boca com língua, glândulas salivares e dentes especializados, o sistema digestório dos mamíferos conta com esôfago, estômago, intestino delgado, fígado, pâncreas, intestino grosso e ânus – a exceção, como mencionado anteriormente, são os monotremados. Os mamíferos excretam ureia, filtrada dos sangue pelo par de rins e liberada pela urina.


O sistema digestório dos mamíferos varia conforme o tipo de alimentação
http://espacociencias6ano.blogspot.com/2011/11/relacao-entre-o-sistema-digestivo-e-o.html


            O sistema circulatório dos mamíferos é composto por um coração com quatro cavidades, ou seja, dois átrios e dois ventrículos. A circulação do sangue é fechada, dupla e completa – tornando, assim, o fornecimento de oxigênio mais eficiente. Também é importante falar que, nos mamíferos, a aorta é voltada para o lado esquerdo do coração (nas aves é para a direita).


Esquema do sistema circulatório dos mamíferos
http://sistemacirculatorio.net/sistema-circulatorio-de-los-mamiferos


Já o sistema nervoso – o mais complexo do filo Chordata – é formado por encéfalo, medula espinal e nervos. Além disso, o cerebelo e os hemisférios cerebrais são aumentados; o córtex cerebral mais desenvolvido significa maior inteligência, aprendizagem e capacidade de retenção de informações. Os cinco sentidos são bem aguçados nos mamíferos.


O complexo sistema nervoso de um humano (filo Chordata)
https://pingomed.com/tecido-nervoso/


            Os mamíferos, assim como as aves, são seres homeotérmicos – isso significa que eles mantêm a temperatura corporal constante sem depender do das variações do meio externo. Esta característica foi fundamental para a adaptação dos mamíferos aos mais diversos ambientes (frios, quentes, secos ou úmidos). Vale destacar, ainda, que o ser humano é o mamífero mais bem distribuído no planeta Terra. 

            ¨ ATENÇÃO!

            A ampla distribuição de inúmeras espécies de mamíferos e de aves está sendo, infelizmente, ameaçada pelo rápido aquecimento do planeta. Essa informação, divulgada em julho de 2018 pela Zoological Society of London na revista científica Global Change Biology, foi obtida após pesquisas com 987 populações de 481 espécies de mamíferos e aves no mundo todo. Ainda que o estudo tenha verificado que a influência da mudança climática é mais intensa para as aves, os mamíferos também são vítimas do aquecimento anormal da Terra. Segundo o doutor Robin Freeman, chefe da Unidade de Indicadores e Avaliação do Instituto de Zoologia da ZSL: “Nossa pesquisa mostra que, em áreas onde a taxa de aquecimento climático, nós vemos uma queda mais rápida da população de aves e de mamíferos. Caso não consigamos encontrar maneiras de reduzir o aquecimento futuro, podemos esperar que esses declínios sejam muito piores”. 


            Os filhotes dos mamíferos nascem muito frágeis, fazendo com que os cuidados parentais prolongados sejam característicos desse grupo. Ainda que todos os mamíferos tenham sexos separados, a fecundação seja interna e as crias sejam alimentadas com o leite secretado pelas glândulas mamárias, eles são divididos – seguindo o critério da reprodução – em três grandes grupos: monotremados, marsupiais e placentários


A grande diversidade existente entre os mamíferos
http://botanystudies.com/diversity-of-mammalia/diversity-of-mammals/



A seguir, mais informações sobre cada uma dessas ordens:

¨ MONOTREMATA: grupo formado por cinco espécies de ornitorrincos e equidnas, são os únicos mamíferos ovíparos existentes. Os ovos – muito semelhantes ao dos répteis – são incubados até a eclosão dos filhotes; assim, o desenvolvimento embrionário é completado do lado de fora.

Equidna, um monotremado de hábitos noturnos
https://www.tricurioso.com/2019/03/07/5-curiosidades-incriveis-sobre-as-equidnas/

O ornitorrinco Perry, do desenho Phineas & Ferb
http://www.pixelaria.org/pixelart/13850-perry-o-ornitorrinco



¨ MARSUPIALIA: formada por cerca de 280 espécies que apresentam o marsúpio (bolsa de pele no abdome da fêmea cuja função é abrigar os filhotes até o fim do desenvolvimento). Esse grupo inclui os gambás, os coalas e os cangurus. 

O canguru, animal-símbolo da Austrália
https://www.nationalparks.nsw.gov.au/plants-and-animals/red-kangaroo



¨ PLACENTALIA: o grupo abriga cerca de cinco mil espécies caracterizadas por uma longa gestação. Assim, os filhotes se desenvolvem inteiramente no útero materno – recebendo nutrientes e oxigênio da mãe por intermédio da placenta (anexo embrionário exclusivo dos mamíferos).


Esquema completo da placenta, anexo exclusivo dos mamíferos
http://www.dacelulaaosistema.uff.br/?p=702





Referências:

NSW NATIONAL PARKS AND WILDLIFE SERVICE. Red kangaroo. Disponível em: <https://www.nationalparks.nsw.gov.au/plants-and-animals/red-kangaroo> Acesso em: 18 set. 2019.

TODA MATÉRIA. Mamíferos. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/mamiferos/> Acesso em: 18 set. 2019.

UCL NEWS. Population declines of mammals and birds linked to rapid warming of climate. Disponível em: <https://wwwucl.ac.uk/news/2018/jul/population-declines-mammals-and-birds-linked-to-rapid-warming-climate> Acesso em: 18 set. 2019.