Aves


            As aves formam um grupo de vertebrados com inúmeras características adaptativas e diversidade de espécies, sendo agrupadas devido à existência de bicos e penas (estas exclusivas das aves). Outra característica importante das aves é a homeotermia (conhecida popularmente como “sangue quente”, mantém a temperatura corporal das aves próxima dos 40ºC). Vale destacar, ainda, que nem todas as aves têm capacidade de voar – ainda que essa seja uma característica do grupo.

            A imagem abaixo mostra a mais antiga ave registrada: ARCHAEOPTERYX (do grego arqueo = antigo; e pteryx = asa/voo), que habitou a Europa no período Jurássico Superior. Diferentemente das aves atuais, ela possuía algumas características semelhantes aos répteis, como os dentes, a longa cauda óssea e os três dedos com garras nas asas.

A ave mais antiga: Archaeopteryx
https://www.bbc.com/news/science-environment-45967655


            As aves atuais são caracterizadas pela pele seca com penas (anexos epidérmicos exclusivos; úteis tanto para a manutenção da temperatura corporal quanto para o voo), pelo sistema digestório completo, pela ausência de dentes e pela existência de um bico córneo rígido (usado para captura das presas, é adaptado para a necessidade específica de cada espécie). É importante lembrar, ainda, que as patas das aves também são adaptadas ao estilo de vida.


Cada espécie, por ter uma necessidade específica, tem um bico diferente
https://br.pinterest.com/pin/721983383989172442/?nic=1a

Os tipos de patas das aves, de acordo com o seu hábito
http://cienciasnaturais1eso.weebly.com/aves.html


            O sistema digestório das aves é formado por boca, faringe curta, esôfago tubular que se dilata no papo (armazenagem/umedecimento do alimento), estômago – formado por proventrículo e moela (trituração do alimento por movimento dos músculos e de pequenas pedras engolidas anteriormente) –, intestino delgado, cloaca e ânus. A cloaca é a saída tanto do aparelho reprodutor quanto do excretor.


O sistema digestório das aves
https://alunosonline.uol.com.br/biologia/sistema-digestorio-das-aves.html


            Já o sistema respiratório das aves é constituído por pulmões com sacos aéreos; estes se prolongam pelo interior dos ossos, dando origem aos ossos pneumáticos. Estas duas estruturas aumentam a quantidade de ar existente no interior da ave, tornando-a menos densa e, assim, facilitando o voo. Quanto à reprodução, os sexos são separados, a fecundação é interna e o desenvolvimento direto; há, também, dimorfismo sexual. As aves são animais ovíparos, e o ovo é rico em vitelo. A circulação é fechada, dupla e completa; e o coração das aves tem quatro cavidades (dois átrios e dois ventrículos). O sistema nervoso, por fim, é bastante desenvolvido. Os sentidos mais aguçados são os fundamentais ao voo, ou seja, a visão e a audição. As aves possuem, também, sistema nervoso central e periférico com 12 pares de nervos cranianos.

            As aves podem ser classificadas em dois grupos principais: ratitas e carinatas. As ratitas são as aves que não voam e, por isso, não têm quilha (asas atrofiadas); as carinatas, portanto, são as aves que voam e possuem esterno em formato de quilha. Os pinguins, aves mais distintas, são carinatas – usam a quilha para nadar com velocidade.

            Esse grupo também é conhecido pelo canto, único para cada espécie. Essa característica – que pode ter diferentes funções, servindo para comunicação, atração sexual ou demarcação de território – é produzida pelo órgão fonador das aves, denominado siringe

A siringe, órgão fonador responsável pelo canto das aves
https://www1.folha.uol.com.br/paywall/signup.shtml?https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2017/11/1934269-cientistas-leem-cerebro-de-passaro-e-descobrem-como-sera-o-canto.shtml


            É fundamental resumir, por fim, as características adaptativas que propiciam o voo às aves:

¨ Aerodinamismo
¨ Perda dos dentes (transformação do maxilar/mandíbula em um bico)
¨ Perda da bexiga urinária
¨ Transformação dos membros anteriores em asas
¨ Ossos pneumáticos (ossos ocos e cheios de ar ® mais ar = menos densidade = voo)
¨ Sacos aéreos
¨ Membrana nictante (translúcida, impede o ressecamento do olho)
¨ Esterno em forma de quilha
¨ Penas (leves e flexíveis)
¨ Glândula uropigeana (próxima à base da cauda, libera uma secreção que a ave passa com o bico em seu corpo, impermeabilizando-o)
¨ Fusão dos ossos da caixa torácica
¨ Músculos peitorais muito desenvolvidos


Adaptações anatômicas das aves ao voo
https://www.educabras.com/ensino_medio/materia/biologia/reino_animal/aulas/classes_das_aves


            Uma das curiosidades sobre as aves é a existência, nas florestas da Nova Guiné e da Austrália, do CASUAR. Esta ave ratita, que não costuma ser domesticável, tem o hábito de imitar humanos. Além disso, ela tem a altura de um adulto e pode ser muito perigosa se estiver acuada.

O casuar, ave que tem a altura de um adulto humano
https://www.bbc.com/portuguese/geral-47942708




Referências:

BBC. A ave que está entre as mais perigosas do mundo e matou seu dono nos EUA. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-47942708> Acesso em: 18 set. 2019.

BBC. Archaeropteryx: The day the fossil feathers flew. Disponível em: <https://www.bbc.com/news/science-environment-45967655> Acesso em: 18 set. 2019.

CLIMÁNTICA, BIO-XEO, PAISAXE. Clasificación de las aves. Disponível em: <http://cienciasnaturais1eso.weebly.com/aves.html> Acesso em: 18 set. 2019.

EDUCABRAS. Classes das aves. Disponível em: <https://www.educabras.com/ensino_medio/materia/biologia/reino_animal/aulas/classes_das_aves> Acesso em: 18 set. 2019.