Introdução ao filo Chordata

            O filo dos Cordados é o mais desenvolvido do reino Animalia; ele é, portanto, o mais adaptado aos mais diversos habitats existentes. Compreende desde os protocordados (urocordados e cefalocordados) até os mamíferos, todos com simetria bilateral.

            A apomorfia dos cordados é a NOTOCORDA, ou melhor, um bastão gelatinoso mesodérmico responsável pela sustentação do corpo e pela formação do tubo nervoso oco dorsal. Este, chamado de tubo neural, também é uma característica muito importante dos cordados, uma vez que é fundamental para a coordenação desses animais.

           Os cordados, além disso, são animais triblásticos enterocelomados (possuem celoma verdadeiro) e deuterostômios (blastóporo origina o ânus) – como os equinodermos. Há, também, o epitélio de revestimento, ou seja, anexos da epiderme – como escamas, pelos, placas ósseas e penas – que têm a função de proteger dos predadores, da desidratação e da perda de temperatura corporal. Cabe destacar, ainda, o coração ventral, os músculos segmentares, a cauda pós-anal e as fendas faringeanas (responsáveis por dois processos importantes: respiração e digestão).

            A seguir, a anatomia de um cefalocordado (anfioxo). A figura mostra as principais características dos cordados.


Anatomia de um anfioxo
https://exercicios.mundoeducacao.bol.uol.com.br/exercicios-biologia/exercicios-sobre-anfioxo.htm




Referências:

MUNDO EDUCAÇÃO. Exercícios sobre anfioxo. Disponível em: <https://exercicios.mundoeducacao.bol.uol.com.br/exercicios-biologia/exercicios-sobre-anfioxo.htm> Acesso em: 13 ago. 2019.

TODA MATÉRIA. Cordados. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/cordados/> Acesso em: 13 ago. 2019.