Anelídeos


            Os anelídeos formam um filo de mais de 15 mil espécies, cuja apomorfia é o corpo cilíndrico/alongado e segmentado em metâmeros (anéis). Cada segmento possui todas as estruturas vitais para eles. Além disso, também é considerada uma características exclusiva desses animais a presença do clitelo (anel rígido responsável pela reprodução dos anelídeos).


https://www.shutterstock.com/video/clip-14951731-red-worms-compost-macro-shot


            Os animais do filo Annelida vivem em ambientes úmidos e têm sistema digestório completo (com papo e moela) e sistema circulatório fechado. Além disso, eles possuem simetria bilateral e realizam respiração cutânea – por isso a pele dos anelídeos é muito fina e úmida. O sangue tem hemoglobina e há, também, cerdas epidérmicas (servem para a movimentação dos anelídeos aquáticos e para a oxigenação do sangue). Por fim, o sistema nervoso é composto por um par de gânglios e cordões nervosos, estes fundidos ventralmente.

            Em relação à reprodução, a maioria dos anelídeos é hermafrodita, e a fecundação é cruzada – visto que os gametas se encontram no interior do clitelo – e recíproca. Os animais desse filo podem, ainda, realizar reprodução assexuada. 

https://www.sas.upenn.edu/~rlenet/Earthworms.html


            O filo Annelida é constituído por três grandes classes, de acordo com a presença de cerdas pelo corpo: oligoquetos, poliquetos e aquetos.

¨ OLIGOQUETOS:
            Os oligoquetos são as minhocas, seres com cerdas pequenas e raras. Outra característica é a ausência de parapódios – estruturas que auxiliam na locomoção.

https://descomplica.com.br/blog/biologia/resumo-seres-vivos-reino-animalia/


¨ POLIQUETOS:
            Os poliquetos têm muitas cerdas por anel, que estão implantadas nos parapódios. A cabeça, além disso, possui tentáculos.

https://emsinapse.wordpress.com/2018/11/21/quem-sao-os-poliquetas/


¨ AQUETOS:
            Os aquetos, também chamados de hirudíneos, são as sanguessugas – empregadas em tratamentos médicos e terapias de reabilitação. Eles não possuem cerdas nem cabeça delimitada. Há, contudo, ventosas que capturam o alimento e auxiliam a locomoção.

https://pebmed.com.br/tratamento-com-sanguessugas-ainda-uma-realidade/




Referências:

CIÊNCIAS RESUMOS. Anelídeos. Disponível em: <https://www.cienciasresumos.com.br/animais/anelideos-caracteristicas-exemplos/> Acesso em: 08 ago. 2019.

DESCOMPLICA. Seres Vivos de Reino Animalia: de anelídeos a cordados. Disponível em: <https://descomplica.com.br/blog/biologia/resumo-seres-vivos-reino-animalia/> Acesso em: 08 ago. 2019.

TODA MATÉRIA. Anelídeos. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/anelideos/> Acesso em: 08 ago. 2019. 

UNIVERSITY OF PENNSYLVANIA. Earthworms. Disponível em: <https://www.sas.upenn.edu/~rlenet/Earthworms.html> Acesso em: 08 ago. 2019.