Questões capítulo I - Vírus


            A seguir, as respostas das questões 5 a 8 da página 23 do livro didático.



a- Os vírus têm algumas características de seres vivos, como: presença de material genético (RNA, DNA ou ambos), capacidade de evolução (sofrem muitas mutações) e de reprodução (transmitem suas características aos descendentes).

b- Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, já que dependem de uma célula hospedeira para sobreviver e se reproduzir. Essa relação é prejudicial ao hospedeiro, pois os vírus – entidades biológicas compostas por material genético envolto em uma capa de proteína chamada capsídeo – alteram o funcionamento da célula hospedeira.




          Os atuais vírus dependem de uma célula hospedeira para se reproduzir, uma vez que não têm metabolismo próprio. Além disso, os vírus não produzem proteínas, ou seja, não conseguem transformar substâncias orgânicas em energia. 



a- A conclusão foi baseada no fato de que o agente causador da doença era uma molécula de RNA (com as bases A, U, C e G).

b- Os vírus podem não ser considerados seres vivos, visto que são acelulares e não possuem metabolismo próprio.

c- A sequência de DNA é: ATGGGCAATTTC.



a- A charge refere-se ao mosquito Aedes aegypti.

b- O texto trata da dengue (arbovírus do gênero Flavivírus é o agente etiológico) e da febre amarela (agente etiológico é o vírus amarílico, do mesmo gênero).

c- A ação mais eficaz para a prevenção dessas doenças é impedir o surgimento e a reprodução do mosquito transmissor. Por isso, evitar o acúmulo de água parada é essencial. 




Referências:

FAVARETTO, José Arnaldo. Biologia: unidade e diversidade 2. 1ª edição. São Paulo: FTD, 2016.