História dos Vírus

            Em 1883, o alemão Adolf Mayer começou a pesquisar acerca da infecção nas folhas de tabaco: a doença do mosaico do tabaco. Ele percebeu que as plantas sadias contraíam a infecção contagiosa, mas não conseguiu descobrir mais informações. 

Folha do tabaco "envenenada" pelo agente - até então - desconhecido
https://pmgbiology.com/tag/tobacco-mosaic-virus/


https://pmgbiology.com/tag/tobacco-mosaic-virus/

            Nove anos depois, o botânico Dimitri Ivanovski apresentou à Academia de Ciência de São Petersburgo um artigo sobre a doença que, até então, era misteriosa. O russo desenvolveu um filtro de porcelana para descobrir o tamanho desses agentes infecciosos, e percebeu que essas toxinas eram ainda menores. Enquanto isso, Paul Frosch e Friedrich Loeffler identificaram, na Alemanha, o primeiro vírus patogênico para um organismo animal: o da febre aftosa.
            Contudo, somente em 1897 o vírus ganhou essa nomenclatura, após um estudo de Martinus W. Beijerinck. O holandês definiu que o agente causador da doença do mosaico do tabaco era capaz de se multiplicar e contagiar as plantas. Além disso, vale destacar que o primeiro vírus patogênico para o homem – o da febre amarela – foi identificado em Cuba entre os anos de 1900 e 1902.

Martinus Beijerinck
https://www.tudelft.nl/en/about-tu-delft/alumni/inspiring-alumni/alumni-walk-of-fame/historical-alumni-lustrum-edition-2017/martinus-w-beijerinck/


            Após muitos surtos epidemiológicos mundiais – de vírus como o Ebola e o da AIDS –, surgiu o primeiro antiviral: o Aciclovir. Foi descoberto em 1976 pela bioquímica Gertrude Elion, que estudou sobre os mecanismos de replicação dos DNA celulares e virais e é conhecida por criar um medicamento capaz de prevenir a rejeição do transplante renal. O Aciclovir possibilitou o desenvolvimento de antivirais mais modernos a partir de 1982, que funcionam ao induzir uma reação imunitária específica a um determinado vírus.

A bioquímica Gertrude Elion
http://cienciadagarota.com/2015/12/gertrude-elion-bioquimica-e.html




Referências:

PMG BIOLOGY. Tobacco mosaic virus. Disponível em: <https://pmgbiology.com/tag/tobacco-mosaic-virus/> Acesso em 09 mar. 2019.

CIÊNCIA DA GAROTA. Gertrude Elion. Disponível em: <http://cienciadagarota.com/2015/12/gertrude-elion-bioquimica-e.html> Acesso em: 09 mar. 2019.

SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL. A descoberta de um novo mundo. Disponível em: <http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=sce&cod=_adescobertadeumnovomundoclaudechastelscientificamericanbrasilespecialvirus28> Acesso em: 09 mar. 2019.

TUDELFT. Martinus W. Beijerinck. Disponível em: <https://www.tudelft.nl/en/about-tu-delft/alumni/inspiring-alumni/alumni-walk-of-fame/historical-alumni-lustrum-edition-2017/martinus-w-beijerinck/> Acesso em: 09 mar. 2019.