Botânicas e o Dia Internacional da Mulher


            Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é necessário valorizar a contribuição de duas biólogas latino-americanas: a mexicana Helia Bravo Hollis e a brasileira Thaís Vasconcelos. Apesar da grande diferença de idade – a primeira morreu em 2001, aos 99 anos, enquanto a outra tem apenas 29 anos –, ambas se destacam no campo da botânica por suas pesquisas científicas.

            Helia Bravo (1901-2001) foi uma importante botânica e exploradora mexicana, reconhecida pelo estudo da taxonomia das cactáceas existentes no interior do México. A dissertação de mestrado – intitulada “Contribuición al conocimiento de las cactáceas de Tehuacán” – é uma de suas 160 publicações, que também abordam a protozoologia e a flora aquática (sobre Lemnoideae, angiospermas presentes no Vale do México). Além disso, Bravo também foi a responsável por mais de 50 trocas de nomenclatura e pela criação da Sociedad Mexicana de Cactología
     
https://br.pinterest.com/realmamasoldier/?autologin=true


Mestra em Botânica pela Universidade de Brasília (UnB) e doutora em Sistemática e Biologia Evolutiva pela University College London (UCL), Thaís realizou uma importante pesquisa acerca da família Myrtaceae, que inclui desde as murtas até aos eucaliptos. Ela ganhou o prêmio John C Marsden Medal, da Linnean Society, como melhor tese de doutorado na área de biologia do Reino Unido. Vale lembrar que a bióloga é a primeira latino-americana a receber essa láurea, criada há 131 anos.

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ensino_ensinosuperior/2018/03/30/ensino_ensinosuperior_interna,669807/tese-de-ex-unb-e-considerada-a-mais-importante-para-biologia-no-mundo.shtml


A principal descoberta feita pela cientista é que as plantas da família Myrtaceae, muito comuns na América do Sul, surgiram no território da atual Nova Zelândia e migraram para cá através da Antártida. Thaís também concluiu que o formato das flores dessa família, contrariando a evolução, não modificou muito nos últimos 40 milhões de anos.




Referências:

CACTUS AND SUCCULENTS SOCIETY. Helia Bravo Hollis biography. Disponível em: < http://cactusandsucculentsociety.org/cssaarchives/HELIA%20BRAVO-HOLLIS%20BIOGRAPHY.pdf > Acesso em: 08 mar. 2019.

CORREIO BRAZILIENSE. Tese de ex-UnB é considerada a mais importante para a biologia no mundo. Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ensino_ensinosuperior/2018/03/30/ensino_ensinosuperior_interna,669807/tese-de-ex-unb-e-considerada-a-mais-importante-para-biologia-no-mundo.shtml> Acesso em: 08 mar. 2019.

PARA MULHERES NA CIÊNCIA. Cientista brasileira ganha prêmio de melhor tese de biologia no Reino Unido. Disponível em: <https://www.paramulheresnaciencia.com.br/noticias/cientista-brasileira-ganha-premio-de-melhor-tese-de-biologia-no-reino-unido/> Acesso em: 08 mar. 2019.