Fisiologia Humana


            A seguir, as principais informações sobre os sistemas endócrino, digestório, respiratório, nervoso e circulatório do corpo humano.


SISTEMA ENDÓCRINO

            O sistema endócrino é o conjunto de glândulas responsáveis pela produção/síntese de hormônios; junto com o sistema nervoso, ele coordena várias funções do organismo humano – como o metabolismo, o desenvolvimento, o crescimento e o funcionamento do corpo. A integração entre os sistemas endócrino e nervoso é realizada pelo hipotálamo (localizado na base do encéfalo).

Esquema do sistema endócrino feminino e masculino
https://www.estudopratico.com.br/sistema-endocrino-resumo-o-que-e-funcoes/


            As glândulas endócrinas são os órgãos que sintetizam e secretam hormônios diretamente no sangue. É importante lembrar, também, que órgãos como o hipotálamo e o pâncreas também possuem células produtoras de hormônios. Esses hormônios são lançados no sangue em quantidades pequenas, visto que o excesso ou a falta podem provocar doenças. Por meio do sangue, essas substâncias conseguem chegar aos seus órgãos-alvo, onde irão atuar.

            A liberação de um hormônio é controlada por estímulos nervosos ou de outros hormônios. Além disso, vale destacar que a ação de um hormônio pode ser afetada por outro – por exemplo: o antagonismo ocorre quando um hormônio impede/reverte a ação de outro; a sinergia, por outro lado, acontece quando a ação de um hormônio aumenta/potencializa a de outro.

             A glândula pituitária – também denominada hipófise – é considerada uma glândula mestra, uma vez que produz os hormônios que regulam a atividade das demais glândulas endócrinas. É constituída por dois lobos: a adenoipófise e a neuroipófise, sendo o primeiro responsável pela produção dos hormônios tróficos, que regulam a ação dos demais (FSH, prolactina, ACTH, LH e GH). Já a neuroipófise é tem a função de armazenar os hormônios ADH e ocitocina, produzidos pelo hipotálamo. 


Resumo com as funções da glândula pituitária, a hipófise
http://rle.dainf.ct.utfpr.edu.br/hipermidia/index.php/mama/129-mamografia/fisiologiamama


            Outra glândula muito importante é a tireoide, também formada por dois lobos – um de cada lado da traqueia – ligados pelo istmo. É responsável pela regulação do metabolismo do organismo através da produção de três hormônios: T3, T4 e calcitonina. Já o pâncreas é considerado uma glândula mista, uma vez que possui as funções endócrina (que contém as ilhotas de Langerhans, células responsáveis pela produção da insulina e do glucagon; estes hormônios controlam o metabolismo da glicose) e exócrina.

            É importante ressaltar, por fim, a ação das glândulas suprarrenais. Localizadas acima de cada rim, são formadas por duas partes: o córtex, que produz os hormônios esteroides (cortisol, testosterona e aldosterona), e a medula, responsável pela produção da adrenalina (também denominada epinefrina) e da noradrenalina.

      É a ação dos hormônios que regula o ciclo menstrual, que possui duas fases distribuídas em aproximadamente 28 dias. A primeira fase, chamada de fase folicular, conta com altos níveis de estrogênio (estímulo do hormônio FSH). A segunda, por sua vez, é conhecida como fase luteal e significa o surgimento do corpo lúteo devido à queda do estrogênio e ao aumento da progesterona (estimulado pelo LH). O estrogênio e a progesterona agem sobre o endométrio, tornando-o mais vascularizado e espesso para uma possível gravidez; caso ela não ocorra, há o desprendimento da mucosa uterina (menstruação) causado pela queda dos níveis desses hormônios. 


Resumo do ciclo menstrual, regulado pelos hormônios estrogênio e progesterona
http://www.ufrgs.br/espmat/disciplinas/midias_digitais_II/modulo_II/fisiologia2.htm


            Abaixo, um resumo com os principais hormônios e suas respectivas glândulas hormonais.

https://slideplayer.com.br/slide/3070316/





SISTEMA DIGESTÓRIO

            O sistema digestório nos seres humanos começa na boca – que tem língua, dentes especializados e glândulas salivares – e termina no ânus. Há, também, os seguintes órgãos: esôfago, estômago, intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo), fígado, vesícula biliar, pâncreas, ilhotas de Langerhans, intestino grosso (cólon ascendente, transversal e descendente), apêndice e ânus.

Esquema do sistema digestório humano
https://rachacuca.com.br/educacao/biologia/sistema-digestorio/


            A seguir, um resumo com as principais funções de cada um dos órgãos formadores do sistema digestório.


Fonte: Elaborado pelas autoras


            É necessário falar, ainda, sobre algumas doenças associadas ao sistema digestório:

¨ GASTRITE: é a inflamação aguda ou crônica da mucosa gástrica. Questões emocionais e uso indiscriminado de AAS, anti-inflamatórios, bebidas alcóolicas e cigarro podem levar à doença, cujos sintomas são dores na “boca” do estômago e azia frequentes.

¨ DIARREIA: o principal problema da diarreia é alto risco de desidratação (tanto perda de água quanto de sais minerais), principalmente para as crianças e os idosos.

¨ APENDICITE: é a inflamação do apêndice, geralmente causada pela obstrução do órgão por porções do quimo. Dentre os sintomas, os principais são a falta de apetite e as características dores abdominais no lado direito inferior.

¨ CÂNCER DE INTESTINO: mais frequente no intestino grosso, é comum em pessoas com dietas deficientes em fibras e ricas em aditivos químicos. Caracterizado por sangue nas fezes e inchaço no abdome, pode ser prevenido – e detectado no estágio inicial – por meio de colonoscopia frequente. 





SISTEMA RESPIRATÓRIO

            O sistema respiratório é constituído pelos seguintes órgãos: cavidades nasais, faringe, traqueia, brônquios e pulmões. 

Esquema do sistema respiratório humano
http://omamifero.blogspot.com/2013/03/sistema-respiratorio_16.html


            O ar, para entrar no organismo humano, passa inicialmente pelas fossas nasais (separadas por uma cartilagem denominada septo); em seguida, ele vai para a faringe, um órgão comum aos sistemas digestório e respiratório – ele está ligado às cavidades nasais e à boca pelas coanas. Após, o ar segue pela laringe, que tem – além das cordas vocais – uma estrutura cartilaginosa chamada epiglote (serve para desviar os alimentos deglutidos para o esôfago). A próxima etapa é a traqueia, ou melhor, um tubo de cerca de 12 centímetros de comprimento com as paredes – que são revestidas por uma membrana mucosa que aquece, filtra e umidifica o ar – reforçadas por anéis cartilaginosos. Em seu final, a bifurcação da traqueia origina os brônquios, formados também por anéis cartilaginosos. Cada brônquio penetra em um pulmão, ramificando-se em bronquíolos – e formando, deste modo, a árvore brônquica.

            O destino do ar aquecido, umidificado e filtrado são os pulmões, onde há o encontro do ar com o sangue do corpo – ocorrendo, assim, a hematose (trocas gasosas). Sabe-se que o pulmão direito é mais curto, espesso e largo que o esquerdo, haja vista que o diafragma é mais alto no lado direito para acomodar o fígado. Enquanto isso, o pulmão esquerdo tem uma cavidade denominada incisura cardíaca.

A árvore brônquica
https://www.todamateria.com.br/bronquios/


            Por meio da inspiração, o oxigênio chega aos alvéolos pulmonares. Como a concentração do gás é bem maior nos alvéolos que nos vasos capilares, o oxigênio é transportado por difusão, levando à oxigenação do sangue (hematose).

            É de fundamental importância destacar o papel do diafragma na respiração pulmonar. O movimento desse músculo, comandado pelo sistema nervoso, determina o aumento do diâmetro vertical torácico – e, portanto, os processos de inspiração e expiração.

A contração e o relaxamento do diafragma determina a inalação e a exalação, respectivamente
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/FisiologiaAnimal/respiracao6.php


            Por fim, as doenças associadas ao sistema respiratório podem ser tanto infecciosas quanto alérgicas. As infecciosas (causadas por bactérias, vírus ou outros agentes patogênicos) são as gripes, os resfriados, os enfisemas pulmonares e as pneumonias; as alérgicas, por sua vez, são as rinites, as bronquites e as asmas. Estas ocorrem em decorrência da alta sensibilidade do organismo a um agente específico (cosmético, medicamento, poeira, pólen, etc.).





SISTEMA NERVOSO

            O sistema nervoso é formado por um conjunto de órgãos cuja função principal é captar, interpretar e arquivar as mensagens e estímulos do ambiente. É, portanto, uma rede de comunicações do organismo, visto que seus órgãos elaboram respostas – sensações, movimentos, constatações – para esses estímulos. O sistema é dividido em duas grandes partes: o sistema nervoso central (SNC ® formado pelo encéfalo e medula espinal) e o sistema nervoso periférico (SNP ® formado por nervos, terminações nervosas e gânglios).


O sistema nervoso é dividido entre SNC e SNP
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sistema-nervoso.htm


            Constituído pelo tecido nervoso, o sistema possui dois tipos de células: os neurônios e as células da glia. A seguir, um resumo sobre cada uma dessas estruturas:


¨ NEURÔNIOS: cada neurônio é formado por três partes: o corpo celular, os axônios e os dendritos. Além disso, eles podem ser divididos em dois grupos: os sensitivos (aferentes), que levam impulsos ao sistema nervoso, e os motores (eferentes), que levam esses impulsos para outras partes do corpo. A comunicação entre os neurônios, que ocorre através da liberação de neurotransmissores, é denominada sinapse.

As estruturas de um neurônio
http://bio-neuro-psicologia.usuarios.rdc.puc-rio.br/sistema-nervoso-(introdu%C3%A7%C3%A3o).html


¨ CÉLULAS DA GLIA: são responsáveis pela regulação e pela nutrição dos neurônios. Várias células fazem parte desse grupo, como as células de Schwann, os astrócitos, os oligodendrócitos, as células ependimárias, etc.

Os tipo de células gliais
https://www.todamateria.com.br/celulas-gliais/


            O sistema nervoso central (SNC), formado pelo encéfalo e pela medula espinal, é responsável para recepção e interpretação dos estímulos – é, portanto, o centro de processamento de informações do corpo humano. Nele, existem as substâncias brancas e as cinzentas; enquanto os axônios dos neurônios são as partes brancas, as cinzentas são seus corpos celulares. Ele é protegido por ossos (como a caixa craniana que protege o encéfalo) e membranas (as meninges: dura-máter, aracnoide e pia-máter). Cabe destacar que o líquido cefalorraquidiano, para proteção, está localizado na porção subaracnoide.

Esquema das meninges que, quando inflamadas, originam a meningite
https://brainly.lat/tarea/789441


            O encéfalo, um dos órgãos envolvidos com o SNC, é formado pelas seguintes estruturas:

¨ Tronco encefálico: constituído por mesencéfalo (audição/relexos visuais/tração), ponte (ligação entre as várias partes do cérebro) e bulbo (controle funções vitais, como respiração e batimentos cardíacos);

¨ Cerebelo: responsável pelo equilíbrio e pela coordenação motora;

¨ Diencéfalo: também é formado por três partes: tálamo, hipotálamo e epitálamo. O primeiro garante que os impulsos sensitivos cheguem ao cérebro, enquanto o hipotálamo tem várias funções (regulação da água, temperatura do corpo, produção de hormônios, etc.) e o epitálamo produz melatonina – o hormônio do sono – através da glândula pineal;

¨ Cérebro: é a parte mais desenvolvida do encéfalo e está dividido em dois hemisférios – direito e esquerdo – unidos pelo corpo caloso. É a estrutura responsável por assegurar inteligência, memória, emoção, razão, etc.


O encéfalo humano e suas estruturas
https://www.monolitonimbus.com.br/cerebro/


            A medula espinal também faz parte do SNC. Esta estrutura, um cilindro localizado no interior da coluna vertebral, é responsável pelo ato reflexo (uma resposta rápida e involuntária; assim, a medula espinal pode agir de modo independente). Neste ato, como o encéfalo não está envolvido, existem dois neurônios: o aferente e o eferente. 

            Já o sistema nervoso periférico (SNP) é responsável por garantir a transmissão das informações dos órgãos sensoriais para o sistema nervoso e, então, para as glândulas, os músculos e as células endócrinas. É constituído por nervos (fibras nervosas agrupadas em feixes; existem 43 pares de nervos, 31 espinhais e 12 cranianos), terminações nervosas e gânglios (acúmulo de neurônios situados fora do SNC).

            Um dos componentes do SNP é o sistema nervoso autônomo, que tem a função de regular as funções orgânicas involuntárias realizadas pelos mais diversos sistemas do corpo. Este sistema é dividido em simpático e parassimpático, cujas ações são antagônicas. Assim, enquanto o simpático aumenta a frequência cardíaca e dilata a pupila, o parassimpático faz o oposto.

Resumo com as principais funções simpáticas e parassimpáticas
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sistema-nervoso.htm





SISTEMA CIRCULATÓRIO

            O sistema circulatório, também denominado cardiovascular, é formado pelo coração, pelo sangue e pelos vasos sanguíneos. É a circulação do sangue que permite o transporte e a distribuição de hormônios/nutrientes/oxigênio para todas as células do corpo, além do transporte dos resíduos do metabolismo que devem ser eliminados.

Esquema do sistema circulatório humano
https://br.pinterest.com/pin/681873199802743067/


            O coração é, sem dúvidas, o órgão mais importante do corpo humano; é ele que bombeia, sem parar, o sangue para todo o corpo. Pesando cerca de 300 gramas, tem seu ápice (ponta) voltado para baixo, para frente e para a esquerda. Ele é composto por três camadas: o pericárdio, o endocárdio e o miocárdio.


¨ PERIOCÁRDIO: é a membrana externa do coração, garante uma superfície lisa e escorregadia para o movimento ininterrupto do órgão.

¨ ENDOCÁRDIO: é a membrana que reveste a superfície interna das cavidades do coração – os dois átrios e os dois ventrículos.

¨ MIOCÁRDIO: é o músculo – localizado entre as membranas já mencionadas – que realiza as contrações involuntárias e vigorosas do coração. O infarto do miocárdio ocorre quando as artérias coronárias não conseguem irrigar o miocárdio, gerando sua necrose.

Anatomia do coração humano
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Anatomy_Heart_Portuguese_Tiesworks.png


            O órgão tem quatro cavidades, ou seja, dois átrios (que não se comunicam entre si) na parte superior e dois ventrículos (que também não se comunicam entre si) na inferior. O sangue passa duas vezes pelo coração, como o caminho a seguir afirma: o sangue oxigenado é bombeado pelo ventrículo esquerdo para a aorta, que o distribui para os tecidos do corpo. Nestes lugares, o sangue – ao liberar gás oxigênio – absorve gás carbônico; desse modo, o sangue não oxigenado é transportado dos tecidos para o átrio direito, passando antes pela veia cava superior e pela veia cava inferior. Do átrio direito, o sangue não oxigenado vai para o ventrículo direito e, então, para os pulmões por meio das artérias pulmonares. Após a hematose nos pulmões, o sangue (agora oxigenado) retorna ao átrio esquerdo, transportado pelas veias pulmonares. Em seguida, vai para o ventrículo esquerdo e, de lá, para a aorta, reiniciando a circulação.

            Há três tipos de vasos sanguíneos: artérias, veias e capilares. As artérias (vasos com paredes musculares espessas) têm a função de transportar o sangue oxigenado para os tecidos do corpo; a exceção são as artérias pulmonares, que transportam o sangue não oxigenado do coração aos pulmões. A artéria do corpo com maior calibre é a aorta. As veias, por outro lado, são vasos de parede mais finas que transportam o sangue não oxigenado dos tecidos para o coração – a exceção, aqui, são as veias pulmonares, cujo objetivo é transportar o sangue oxigenado dos pulmões ao coração. As veias de maior calibre no corpo humano são as cavas superior e inferior. Os capilares, enfim, são vasos microscópicos e permeáveis que estão presentes nos tecidos corporais – realizando, então, as trocas de nutrientes e oxigênio pelos resíduos do metabolismo. Podem ser venosos ou arteriais.

Resumo das características e funções dos vasos sanguíneos
https://sites.google.com/site/303sistemacirculatorio/vasos-sanguineos


            O sistema circulatório pode ser dividido em duas circulações: a pequena e a grande. A pequena, também conhecida de pulmonar, é o trajeto do sangue desde o ventrículo direito até o átrio esquerdo, ou seja, sendo oxigenado pelos pulmões. Já a grande circulação – também denominada sistêmica – compreende o trajeto do sangue desde o ventrículo esquerdo até o átrio direito, ou melhor, é o fornecimento do sangue oxigenado aos tecidos. Esta circulação também abrange o sangue não oxigenado trazido dos tecidos ao coração.

            Fica claro, portanto, que não há mistura dos sangues oxigenado e não oxigenado no corpo humano – o lado direito do coração transporta somente sangue não oxigenado, enquanto o esquerdo só transporta o oxigenado. Este fator contribui para a manutenção da temperatura corporal dos seres humanos (cerca de 36,5ºC).

            Ou seja:

¨ AORTA ® transporta sangue oxigenado do ventrículo esquerdo para os tecidos;

¨ VEIAS CAVAS ® transportam sangue não oxigenado dos tecidos para o átrio direito;

¨ ARTÉRIAS PULMONARES ® transportam sangue não oxigenado do ventrículo direito para os pulmões;

¨ VEIAS PULMONARES ® transportam sangue oxigenado dos pulmões para o átrio esquerdo.







Referências:

CASA DA CIÊNCIA. Entenda a comunicação dos neurônios. Disponível em: <http://ead.hemocentro.fmrp.usp.br/joomla/index.php/publicacoes/ciencia-em-foco/325-entenda-a-comunicacao-dos-neuronios-> Acesso em: 13 out. 2019.

ESTUDO PRÁTICO. Sistema endócrino: resumo sobre o que é e suas funções. Disponível em: <https://www.estudopratico.com.br/sistema-endocrino-resumo-o-que-e-funcoes/> Acesso em: 13 out. 2019.

FUNDAMENTOS DA BIO-NEURO PSICOLOGIA. Sistema Nervoso (Introdução). Disponível em: <http://bio-neuro-psicologia.usuarios.rdc.puc-rio.br/sistema-nervoso-(introdu%C3%A7%C3%A3o).html> Acesso em: 13 out. 2019.

TODA MATÉRIA. Brônquios. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/bronquios/> Acesso em: 13 out 2019.

UFRGS. Níveis hormonais e ciclo menstrual. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/espmat/disciplinas/midias_digitais_II/modulo_II/fisiologia2.htm> Acesso em: 13 out. 2019.

UTFPR. Técnico em Radiologia – Fisiologia: Hormônios. Disponível em: <http://rle.dainf.ct.utfpr.edu.br/hipermidia/index.php/mama/129-mamografia/fisiologiamama> Acesso em: 13 out 2019.

SÓ BIOLOGIA. Ventilação pulmonar humana: a ação do diafragma. Disponível em: <https://www.sobiologia.com.br/conteudos/FisiologiaAnimal/respiracao6.php> Acesso em: 13 out. 2019.