Platelmintos

https://pt.depositphotos.com/126849832/stock-video-dugesia-planaria-dugesiid-triclad.html

            Os platelmintos, vermes achatados pertencentes ao filo Platyhelminthes foram os primeiros organismos triblásticos que surgiram no planeta Terra – há mais de 600 milhões de anos. O grupo, majoritariamente parasitário, é composto por três classes: Turbellaria (as planárias, de vida livre), Tremadota (os esquistossomos) e Cestoda (as tênias, também chamadas de 'solitárias'). A figura abaixo reúne as principais características desses organismos:

Fonte: Elaborado pelas autoras

            Os animais desse filo têm corpo achatado para facilitar as trocas gasosas, uma vez que não possuem sistema respiratório; logo, sua respiração é chamada tegumentar/cutânea. Os platelmintos, além disso, são seres acelomados (não possuem cavidades corporais, e o espaço entre os órgãos é preenchido por tecido conjuntivo). 

            Os platelmintos têm um sistema nervoso ganglionar, ou seja, formado por dois gânglios cerebrais que originam cordões nervosos longitudinais. Esses vermes possuem, além da simetria bilateral, um sistema sensorial formado por um par de ocelosestruturas fotorreceptoras – consideradas precursoras dos olhos – que captam somente a direção e a intensidade da luz, sem formar imagens.

https://manoa.hawaii.edu/exploringourfluidearth/biological/invertebrates/worms-phyla-platyhelmintes-nematoda-and-annelida


            O sistema digestório é incompleto, uma vez que não há ânus. A digestão é feita de modo intra e extracelular, e o alimento chega às células por meio de difusão. A cavidade digestória, por realizar o transporte de oxigênio, é denominada cavidade gastrovascular (CGV). Ademais, os platelmintos possuem uma faringe protátil, ligada à boca, que facilita a captação do alimento. 

http://www.universiaenem.com.br/sistema/faces/pagina/publica/conteudo/texto-html.xhtml?redirect=17302678223639472716216954275

            Os platelmintos foram os primeiros organismos a apresentar sistema excretor. Este é constituído por protonefrídios (túbulos ramificados) com células-flama – que possuem flagelos para promover a movimentação dos fluidos; há, também, poros excretores no dorso do corpo. 

            A reprodução dos platelmintos pode ser assexuada ou sexuada. O processo assexuado é composto por estrangulamento (divisão) seguido de regeneração (quando o verme cresce novamente). A reprodução sexuada, por outro lado, pode ocorrer por autofecundação ou fecundação cruzada. Vale lembrar, também, que alguns platelmintos são hermafroditas.

Fecundação cruzada dos platelmintos
https://docplayer.com.br/21753054-Platelmintos-vermes-achatados.html


            Dentre as doenças causadas por platelmintos, cabe destacar a teníase e a esquistossomose.

¨ TENÍASE: Provocada pela ingestão dos ovos da Taenia solium (parasita porcos) e da Taenia saginata (parasita bovinos), a teníase causa perda de peso – visto que a tênia, um verme da classe Cestoda que pode atingir até oito metros de comprimento, se alimenta do seu hospedeiro. Como profilaxia, saneamento básico, cozimento das carnes de porco e de boi e maior fiscalização dessas são medidas essenciais. 


Ciclo de teníase
https://www.pinterest.ch/pin/818458932252520300/

¨ ESQUISTOSSOMOSE: A esquistossomose, causada pelo platelminto Schistosoma mansoni, tem como hospedeiros intermediários os caramujos de água doce. Muito comum no Nordeste brasileiro, o homem é o hospedeiro definitivo do verme; este causa diarreia, vômitos, perda de peso, aumento do fígado e do baço (isto na fase crônica). A fim de combater a doença, saneamento básico para todos é imprescindível.

Ciclo da esquistossomose
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Esquistossomose-2.png



Referências:

EXPLORING OUR FLUID EARTH. Worms: Phyla Platyhelminthes, Nematoda and Annelida. Disponível em: <https://manoa.hawaii.edu/exploringourfluidearth/biological/invertebrates/worms-phyla-platyhelmintes-nematoda-and-annelida> Acesso em: 18 jul. 2019.

SÓ BIOLOGIA. Vermes. Disponível em: <https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/bioplatelmintos.php> Acesso em em: 18 jul. 2019.

UNIVERSIA ENEM. Reino Metazoa: Platelmintos. Disponível em: <http://www.universiaenem.com.br/sistema/faces/pagina/publica/conteudo/texto-html.xhtml?redirect=17302678223639472716216954275> Acesso em: 18 jul. 2019.